Usuários do sistema de pagamentos instantâneos Pix relataram falhas e instabilidade no serviço nesta segunda-feira (29). Mensagens em aplicativos de diferentes bancos informaram sobre o problema, causando transtornos e gerando uma onda de comentários em redes sociais.
No X (antigo Twitter), usuários de diversos bancos reportaram mensagens de erro semelhantes, levantando a hipótese de uma queda geral do sistema. “O Pix simplesmente caiu em todos os bancos”, “Gente, o Pix caiu!” e “Pelo visto é pau no Pix. Hacker de novo?” foram alguns dos comentários.
O problema ocorre apenas dois dias após o Banco Central (BC) editar a regulamentação do Pix e aprovar um novo manual de penalidades. As medidas visam garantir mais segurança no sistema financeiro e de pagamentos, um ponto que o Banco Central tem priorizado.
O site DownDetector, que monitora o funcionamento de serviços online, registrou mais de 2.000 notificações de falhas relacionadas ao Pix na manhã desta segunda.
Ao tentar realizar pagamentos, os usuários se depararam com uma notificação na tela do celular com a seguinte mensagem de erro:
“Estamos com instabilidade no Pix. Por favor, não refaça a operação e aguarde, em breve será normalizado.”
Até o momento, o Banco Central do Brasil não se manifestou publicamente sobre a causa da instabilidade.