19/04/2024 às 10h57min - Atualizada em 19/04/2024 às 10h57min

Musk diz que “Moraes interferiu completamente nas eleições no Brasil”

Proprietário do X, Elon Musk, voltou a fazer comentários sobre Alexandre de Moraes em resposta a post de jornalista da série Twitter Files Brazil

Gazeta do Povo
Proprietário do X voltou a fazer comentários sobre o ministro do STF em resposta a post de jornalista da série de reportagens Twitter Files Brazil| Foto: EFE/Tolga Akmen/Isaac Fontana

O bilionário Elon Musk, proprietário do X, voltou a criticar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em uma postagem na rede social na noite desta quinta-feira (18).

“Moraes interferiu completamente nas eleições no Brasil”, escreveu o empresário, em resposta a uma postagem do jornalista Michael Shellenberger, um dos autores da série de reportagens Twitter Files Brazil.

Reprodução – X

Sobre a Postagem do Jornalista

Shellenberger comentou no seu post sobre um relatório parcial de um subcomitê da Câmara dos Estados Unidos que acusou Moraes de censurar a direita do Brasil no X, ao determinar a suspensão ou remoção de quase 150 contas na rede social.

“Em muitos aspectos, o sistema de censura abrangente do Brasil é exclusivo do país. O Complexo Industrial de Censura do Brasil está localizado no Judiciário e não no Poder Executivo, como acontece na Europa, na Comissão Europeia, e nos EUA, no Departamento de Defesa, no Departamento de Segurança Interna, na National Science Foundation e em outras agências”, escreveu o jornalista.

“No entanto, em outros aspectos, a censura no Brasil apenas reflete a forma mais avançada da visão do Complexo Industrial de Censura criado por funcionários dos governos dos EUA e do Reino Unido, particularmente aqueles que trabalham para as agências militares e de inteligência”, afirmou Shellenberger.

Muitos dos documentos vazados são ofícios nos quais o STF apenas comunica às plataformas uma decisão prévia do ministro Alexandre de Moraes de banir conta(s) ou usuário(s) da rede social, e ele é obrigado a justificar a necessidade da medida.

O STF, por meio de sua assessoria de imprensa, esclareceu que muitos dos ofícios expostos não estão acompanhados das “decisões fundamentadas que determinaram a retirada de conteúdos ou perfis”. O tribunal afirmou: “Todas as decisões que o STF toma são fundamentadas, conforme prevê a Constituição, e as partes, as pessoas afetadas, têm acesso à fundamentação”.

Source link


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »